Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro ocorreu em Luziânia (GO) o V Congresso Nacional do PSOL. Após realizar plenárias municipais e estaduais, o encontro nacional debateu os rumos do partido na atual conjuntura e sua organização interna, além de eleger uma nova direção para os próximos 2 anos.
A TLS participou do congresso com delegações dos estados de Pernambuco, Piauí e São Paulo, eleitas pela tese "Lutar pra valer no combate ao neoliberalismo, construindo o PSOL pela base rumo ao socialismo" (confira no vídeo a apresentação da tese). Além dos espaços de reunião plenária, onde as teses foram apresentadas e as resoluções debatidas, a delegação da TLS também participou dos espaços de construção dos setoriais partidários.
Para a eleição da nova direção do PSOL, a TLS integrou a chapa "Piracema", composta pelo Bloco de Esquerda e pelos independentes do Rio de Janeiro. A chapa, que foi defendida pelo deputado federal Chico Alencar, apresentou Milton Temer como candidato a presidência do PSOL, obtendo 149 votos. Já as chapas defendidas pela Unidade Socialista e Rosa Zumbi obtiveram 168 e 15, respectivamente.
No próximo biênio a TLS contará com três representantes no diretório nacional do PSOL, ampliando sua participação na instância partidária. Representarão a corrente na direção o companheiro Leandro Recife (PE) e as companheiras Nayara Navarro (SP) e Luciana Monteiro (PI).